29/07/2019

O método de organização KONMARI simplificado


O método de organização da Marie Kondo ficou mundialmente conhecido quando o livro dela virou um best seller, o que é bem aceitável, visto que o método é relativamente simples e promete acabar com a bagunça pra sempre.
Recentemente realizei a leitura do livro dela, A mágica da arrumação, e já estou aplicando o método no meu quarto; então aqui irei relatar um pouco sobre a minha experiência e como o método é de forma simplificada.


O MÉTODO KONMARI
A Marie diz que a organização é apenas uma ferramenta para obter um estilo de vida melhor, e não nosso objetivo final. Para provar este ponto, ela relata experiências de vários alunos dela que se tornaram mais felizes e realizados com seus empregos, relacionamentos e hobbies após passar pelo processo de organização de seus lares.
O método dela tem apenas 2 etapas:
1ª | Descartar os itens desnecessários
2ª | Decidir onde guardar o que ficar
Essas duas etapas devem ser feitas apenas uma vez na sua vida, e no menor período de tempo possível. Após isso, você apenas vai ter que manter a sua organização funcional.
O critério de descarte é manter apenas os itens que fazem você feliz! Ela diz que é o momento de manter a racionalidade de fora e escolher os itens com o coração, afinal, uma pessoas rodeada apenas por itens que a fazem feliz, é uma pessoa mais feliz.


CATEGORIAS
Ela defende que quando organizamos por cômodo, nós nos deparamos com muitos itens repetidos em cada cômodo e não percebemos a quantidade de objetos que temos (por exemplo, alguns produtos nossos ficam no banheiro, outros no quarto, outros espalhados pela casa).
Por isso, para ter a real ideia da quantidade de itens repetidos que temos em casa, e facilitar na hora do descarte, devemos organizar por categorias.
Portanto, você deve reunir todos os itens de uma categoria que tem na sua casa em um local só, pegar um por um em mãos e avaliar a sensação que você tem.
A Marie Kondo diz que alguns fatores tornam itens mais ou menos difíceis de descartar, como valor funcional, laços afetivos, raridade, etc. Por isso ela definiu uma ordem ideal para lidar com cada categoria, aumentando a dificuldade aos poucos.

1. ROUPAS
As roupas podem ser divididas em subcategorias (principalmente se você tiver muitas), que são: blusas, partes de baixo, vestidos, casacos, meias, íntimas, bolsas, acessórios, ocasiões especiais e sapatos.
Depois de descartar as peças que não te fazem feliz, as que você realmente ama terão bem mais visibilidade no seu guarda-roupa!
Para guardar, dobre-as e mantenha-as na vertical dentro das gavetas, nunca empilhe as suas roupas! Isso ajuda a manter tudo a vista e menos “bagunçável”. E as roupas íntimas e meias estão inclusas nisso, nunca mais embole e dê nós nas suas meias! Já as bolsas, devem ficar uma dentro da outra.

2. LIVROS
Podem ser subdivididos em geral (lazer), prática(estudo), visual(fotografias e catálogos) e revistas. Ela defende que devemos manter apenas o nosso Hall da Fama de livros, que serão relidos um dia. E sabe aquela pilha de livros não lidos há meses? Ela diz que você provavelmente nunca vai ler todos eles.

3. PAPELADA
Você deve manter apenas os papéis que você está usando atualmente (ex: apostila de uma disciplina que está fazendo agora), vão ser necessários por um período de tempo (ex: garantia de eletrônicos) ou que você vai precisar guardar para sempre (ex: documentos).
Para guardá-los, separe os que devem ser guardados por uso frequente e raro, e em outro lugar os que demandam uma ação (ex: solicitação de um exame que você precisa fazer, conta a ser paga, etc).

4. ITENS VARIADOS
Essa é a categoria Komono, onde estão todos os itens que não se encaixam nas outras categorias, ex:
- CD’s e DVD’s;
- Cosméticos;
- Maquiagem;
- Acessórios;
- Equipamentos;
- Utilidades de casa (ex:papelaria);
- Provisões;
- Caixas de eletrônicos;
- Fios não identificados;
- Botões;
- Roupas de cama;
- Brindes;
- Etc.
No caso de itens perecíveis, como cosméticos, lembre de verificar também a validade.

5. SENTIMENTAL
Por último a categoria mais difícil: itens de valor sentimental, ex: cartas, cartões, presentes, etc. Mantenha o que realmente você ama, e não coisas apenas por respeito a quem deu pra você. Não tem segredo ou dica, apenas você vai poder decidir.
***
A Marie Kondo sempre repete: não tenham medo de descartar o que não te faz feliz, cada objeto tem um papel na sua vida, quando for cumprido você deve deixá-lo partir com gratidão.
Ao aplicar esse método no meu espaço, eu me surpreendi muito! Com a quantidade de itens desnecessários ocupando espaço, cosméticos que passaram da validade em 2016 e como a energia do meu espaço se tornou mais leve e produtiva.
Se você quiser se profundar mais, veja a série na Netflix e leia os livros “A mágica da arrumação” e “Isso me trás alegria”. E, se você se interessa por outros livros de desenvolvimento pessoal, leia este post e esse post.

S a l v e  e s t e  p o s t  n o  p i n t e r e s t !


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