26/08/2018

Minha primeira experiência comprando da China + Dicas práticas


Eu sempre tive muito receio em comprar pela internet, principalmente porque meu CEP tem um problema e já tive experiências de compras não chegarem. Porém, certo dia baixei o aplicativo do AliExpress, mais para ver as coisas do que com intenção de comprar mesmo; foi aí que passei preciosos minutos da minha vida sonhando com coisas inúteis – porém fantásticas – que têm no site chinês.
É verdade, os preços são fantásticos, mas a melhor parte é que se vende todo tipo de tranqueira incrível que não se encontra na minha cidade, e quando encontra é um preço absurdo! Para vocês terem noção da variedade, tem desde tapetes até erva para gatos (inclusive, 3 reais no Ali e 10 reais no petshop).
Tive um pouco de resistência inicialmente, até porque a China não tem as melhores leis trabalhistas (é, eu tô sendo eufêmica), além dos casos de trabalho escravo ou quase escravo serem bem comuns lá. Então dei uma pesquisada, e vi que comprar lá seria válido desde que não fossem preços absurdos demais – como uma blusa por 5 dólares – e também optando por vendedores mais confiáveis.
É válido lembrar que grande maioria das coisas que compramos no Brasil (e também nos Estados Unidos) foram fabricadas lá de qualquer forma, só que recheadas com impostos locais (no caso do Brasil, absurdos). Então pra fugir completamente da possibilidade de incentivar situações trabalhistas precárias, só comprando diretamente das pessoas que produzem, e em trabalhos mais artesanais (o que consiste numa compra mais responsável), porém ainda é difícil encontrar variedade neste tipo de mercado.
Eu fugi um pouco do assunto, talvez.
Em maio, no dia das Mães, a minha digníssima queria um relógio. Eu, como uma boa universitária lascada, estava com zero condições de comprar um de marca para ela. Até mesmo os chineses são uns 60 reais na minha cidade! Foi aí que resolvi fazer uma compra experimental no AliExpress.



Disponibilizei 50 reais pra gastar, então consegui comprar um relógio, 3 rolos de washitape (fita decorativa de planner/Bullet Journal) e um óculos bem diferente dos que vejo por aqui. Depois de 2-3 meses todos já estavam aqui em casa (foi um grande sofrimento esperar, sou o tipo de pessoa ansiosa para ter o objeto comprado na hora e já usar).
Então essa foi minha experiência! Abaixo vou pôr umas observações e dicas pros que nunca compraram no site e têm vontade.
# Ao escolher um produto, ordene pelos mais pedidos! Às vezes o produto parece perfeito e o preço coerente, mas apenas 100 pessoas compraram. É melhor não confiar.
# Sempre olhe os comentários! No Aliexpress você pode ver os que tem fotos do produto que chegou ou filtrar pelas pessoas brasileiras que compraram.
# Evite comprar coisas grandes/muito caras, pois o risco de ser taxado é alto.
# Prepare-se para a demora! O produto chega rapidinho no Brasil (cerca de 1 semana), mas para chegar na sua cidade... aí é mais de 20 dias, podendo chegar a meses (principalmente se você for do Norte ou do Nordeste).
# Não acompanhe o status do produto pelo rastreador do AliExpress, pois ele não é atualizado corretamente. Pegue o código e rastreie pelo site dos correios (o pelo aplicativo).
# Meus produtos vieram bem parecidos aos do site, mas às vezes a foto pode ser meramente ilustrativa.
Foto sem filtro. O relógio não está pois já dei para a dona. ;)
# Se for comprar roupa, cuidado! Tire as medidas do seu corpo, pois as medidas chinesas costumam ser menores. Se você usa P no Brasil, pode usar M ou G nas roupas de lá.

Em geral, eu gostei da experiência. Provavelmente eu comprarei novamente, mas só objetos que eu não possa achar em um valor ok por aqui mesmo, pois o tempo de espera, e o crescente medo dos correios perderem o produto, é bem incômodo. Caso vocês queiram comprar um dos produtos que mostrei aqui, os links estão abaixo:
Por hoje era isso mesmo! <3 

Nenhum comentário:

Postar um comentário