23/02/2019

5 dicas para criar o hábito da meditação

Foto: Hello You Designs
Como eu disse no post passado, este é o ano da valorização da minha saúde mental, e um dos hábitos que estou tentando implementar para atingir esta meta é a meditação.
Sou uma pessoa relativamente ansiosa, e tenho dificuldade em manter o foco total em certas tarefas como estudo, escrita, etc.. E a meditação é uma prática muito conhecida para auxiliar na concentração de nossa mente.
_______________________________

Por que meditar?
Por ser uma prática fora do senso comum do nosso dia-a-dia, costumamos achar que não é para a gente, que é esquisito, ou vários outros preconceitos que podemos ter. Ou então algumas pessoas até admiram quem tem esse hábito, mas costumam dizer que não têm tempo para isso.
Bem, você deve tentar pelo menos uma vez (mas sem pé atrás) e perceber o seu estado mental antes e imediatamente depois de meditar. É muito provável que você esteja:
    1 - Mais concentrado(a);
    2 - Mais relaxado(a) e calmo(a);
Além disso, é uma forma ótima de dar uma pausa para o seu cérebro de todo tipo de pensamento caótico, algo que vai ser muito benéfico ao longo prazo.

E sobre o problema do tempo: você pode meditar por até 1 minuto! Desde que você se dedique ao máximo para manter quaisquer pensamentos afastados neste meio tempo.
_______________________________

Como tornar a meditação um hábito?
Sem dúvidas uma sessão de meditação já faz muito pelo seu estado mental em um dia, mas os efeitos a longo prazo podem ser muito maiores se tornar a prática algo recorrente. E vamos admitir: todos os dias precisamos dar uma pausa para o nosso cérebro.

Então aqui vão algumas dicas que podem ajudar vocês:
App Lojong
I - Baixe um aplicativo de meditação
Existem vários aplicativos de meditação! Eles podem ajudar muito quem é iniciante e quem quer manter um controle dos dias que meditou e por quanto tempo.
Atualmente eu uso o Lojong, ele tem meditações guiadas (com áudio narrando), timer com músicas de fundo (como chuva, vento, etc), um perfil onde controla quanto e quando você meditou e até um "caminho" com áudios que te ensinam a meditar!

II - Defina o horário e o local ideal
É indispensável para a criação de qualquer hábito definir um momento do dia para fazê-lo! Se não vamos deixando para depois e quando percebemos o dia já passou. Eu gosto de meditar após meu descanso da tarde, por volta das 15 horas, para me revigorar para as tarefas da tarde. Evito meditar de manhã pois acordo muito cedo e acabo sentindo sono, mas se não é seu caso, é um ótimo momento! De noite é perfeito para relaxar e ajudar a cair no sono; portanto, defina o seu horário ideal.

O local tem apenas 3 regras: primeiramente você deve se sentir confortável e também deve ser silencioso e sem fluxo de outras pessoas que possam te interromper.

via GIPHY
III - Comece aos poucos 
Pode ser muito tedioso para você, se não maçante, começar a prática com 30, 20 ou até 15 minutos! Você deve ir se habituando e aumentando o tempo de meditação aos poucos. Se for silenciosa ou com música de fundo, recomendo que comece com 5 minutos; se for uma meditação guiada, pode ser até 10 minutos. Quanto mais habituada e disciplinada sua mente estiver, maior pode ser o tempo de meditação produtiva.

IV - Marque em algum lugar todos os dias que você conseguir
Caso você decida não baixar o aplicativo, ou se seu aplicativo não controla os dias que você meditou, é muito legal você anotar isso em algum lugar. Faça um tracker, basicamente anotando "meditação" e desenhando vários quadradinho ao lado, equivalente a um dia; nos dias que você fizer a prática, você risca o quadradinho. Isso pode ser usado com vários hábitos e ajuda bastante na motivação!

V - Pesquise mais sobre o assunto

Quanto mais estudamos e criamos domínio sobre qualquer coisa, mais impulsionados ficamos para pôr tudo em prática. Você pode encontrar blogspastas no Pinterestvídeos no youtube e até livros sobre meditação! Vale a pena a pesquisa.
_______________________________

Não se esqueçam que a motivação faz você começar, mas o hábito e a disciplina te faz continuar e atingir seus objetivos. Se você tentar meditar e transformar isso em um hábito, me diz o que achou! Pode ser comentando aqui ou mandando uma mensagem no Instagram. Também vale para o caso de você não querer tentar: me diz o porquê.

Por essa semana é isso, beijos.


SALVE O POST NO PINTEREST!

12 comentários:

  1. Adorej as dicas. Já uso apps e sons para ajudsr e meu horário favorito é pela manhã quando acordo. Muda o dia!

    ResponderExcluir
  2. Tenho crises de ansiedade, estive até internada um tempo atrás. Elas melhoraram muito depois da meditação. Eu gosto de música celta para isso já experimentou?!

    ResponderExcluir
  3. Super post, eu não conhecia que existia app para isso e post ficou bem informativo também, aprendi bastante

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro meditar, mas confesso que tem bastante tempo que não faço e tenho dificuldades pra ter foco. Não conhecia esse app, ele é pago? Se não for eu já vou baixar. O único horário que vou ter total silêncio será na hora de dormir. Bjss

    ResponderExcluir
  5. Não sabia que tinha aplicativos pra isso, vou baixar! Estou precisando.

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho muita dificuldade de meditar e adorei a dica do app, ja baixei aqui

    ResponderExcluir