02/03/2019

3 métodos de estudo diferentes para testar

FONTE: The Stock Boutique
O estudo é a base do desenvolvimento humano, e é claro que ao longo do tempo muitos especialistas (ou alguns estudantes criativos) desenvolveram técnicas e métodos para tornar essa atividade mais proveitosa.
Desde meu ensino fundamental utilizo o método de fazer resumos, pois escrevendo tudo se organiza em minha mente; porém, ao entrar na faculdade de engenharia, percebi que várias disciplinas acabam não se encaixando no método dos resumos. Motivada por isso, pesquisei pela internet e em vários instagrans de estudo métodos alternativos ou complementares aos resumos! Hoje trouxe 3.


1- Mapa mental
Descobri esse método ano passado estudando para uma prova de Mecânica dos Solos. Ao fazer os exercícios, eu sentia a necessidade de ver várias informações de forma rápida e relacioná-las! E por ser final de semestre, eu estava sem tempo de fazer um resumo completo. Acabei tentando fazer um mapa mental e deu super certo.

Esse método é mais rápido e visual. Você anota o tema no centro de uma folha e puxa várias setas com informações de extrema importância, conceitos rápidos, fórmulas e gráficos! Na hora de fazer exercícios, você tem fácil acesso às informações.

Fonte e download: Michella Souza
2- Ciclo de estudos
Este método eu nunca testei, mas achei interessante. É mais uma forma de gerenciar o tempo de estudo do que como tratar o conteúdo em si. Eu vi neste vídeo.
Você basicamente imprime ou desenha um círculo com várias subdivisões, e em cada uma você anota a disciplina e o tempo que você vai estudá-la! Então você segue a ordem do círculo, estudando cada matéria no tempo estipulado. O tempo acabando, você pula para a próxima disciplina, mesmo que o conteúdo não tenha acabado.

A meu ver este método é ótimo para as pessoas que acabam estudando só uma disciplina e esquecem das outras. É só seguir o ciclo que todas serão estudadas!

3- Áudios
Já ocorreu de eu ter professores que usam todo o tempo da aula jogando informações oralmente para os alunos, e como qualquer ser humano, eu não absorvia nem a metade. Quando isso ocorre, eu gravo áudio da aula do professor para ouvir novamente.
O que eu não sabia é que muita gente faz isso com os próprios resumos/estudos! Você pode gravar um áudio seu, explicando ou lendo certo assunto, e depois escutar no ônibus, antes de dormir, etc. Funcionará como dupla absorção: na hora de gravar o áudio e depois ao escutar.

Na teoria todos os métodos parecem bons, mas é necessário coloca-los em prática! Você só vai encontrar o método ideal testando.

Até a próxima semana, beijos.
SALVE O POST NO PINTEREST!

20 comentários:

  1. Nossa amei esses métodos
    Esse do áudio eu nunca fiz mas vou tentar

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas!!! Agora que vou voltar para faculdade, e enfim tentar formar... vou precisar muito delas. Estudar e trabalhar não é fácil, então vou ter que otimizar o tempo. Obrigado pelas dicas

    ResponderExcluir
  3. Muito importante as suas dicas dos métodos de estudo, quem estuda precisa de métodos, gostei muito do ciclo de estudos, suas dicas vão ajuda muito bjs.

    ResponderExcluir
  4. Sempre usei o método da escrita fazendo resumos! E leitura em voz alta!

    ResponderExcluir
  5. adorei a dica de metodo de estudo vou aderir

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post! Eu sempre usei o ciclo de estudos mas sempre em formato de lista, então eu pegava todos os assuntos que precisava estudar e intercalava entre os mais complicados e os mais simples com um período de tempo que não me fizesse cansar do assunto rs Sempre deu certo pra mim.

    ResponderExcluir
  7. oi!
    Que interessantes :D eu adorei os métodos ajudam muito, eu costumo ouvir áudio da aula ...

    ResponderExcluir
  8. Oi,tudo bem ?

    Amei os métodos, gosto bastante de usar marca texto e de ressaltar as partes importantes de diferentes cores, dando um destaque e organizando melhor o foco.

    ResponderExcluir
  9. eu adorei o mapa mental, acho q é o q combina mais comigo kkk. adorei

    ResponderExcluir
  10. Amei as dicas e vou usar, principalmente o mapa mental, eu costumo gravar as aulas e me ajuda bastante

    ResponderExcluir